segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Noruega ainda tenta assimilar a tragédia da última sexta-feira, 22,  em que 76 pessoas morreram em um ataque duplo de  Anders Breivik, de 32 anos, aos noruegueses.

Em sua primeira aparição perante um tribunal nesta segunda-feira, Anders Breivik aceitou a responsabilidade pelo assassinato, mas se declarou inocente, acreditando que não há justificativa para o que ele fez e disse que atacou para evitar o crescimento muçulmano na Europa.

Por que isso?
Segundo Anders Breivik, é duro ter que matar, mas era preciso, pois os muçulmanos estão crescendo muito na Europa. "Esses ataques são atrozes, mas uma vez que você começa a bater, é melhor ter os resultados desejados ideologicamente", disse o terrorista.

Leia o artigo da BBC Espanhol

Poderia ter sido evitado?
A bomba talvez não, mas o tiroteio na ilha creio que sim. A polícia demorou cerca de 90 minutos para chegar. Não foram de helicópteros, seriam 15 minutos, mas os policiais acharam que se fosse de carro seria mais rápido. Um repórter alugou um helicóptero e chegou muito antes das autoridades.

Ele agiu sozinho?
O atirador diz que é o único responsável, mas admitiu ter tido colaboração nos ataques.

Como estava armado?
Ele comprou toneladas de fertilizantes e outros itens para fazer bombas caseiras últimos meses. Ele comprou uma fazenda em Rena para ter álibi na hora de comprar os componentes explosivos.
Breivik afirmou para os policiais que tem material para 20 explosões. Para comprar armas, ele disse nos formulários que eram para caçar veados.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!