quarta-feira, 10 de julho de 2013

Givanildo Sales
Givanildo Sales exige pressão nos primeiros 15 minutos
Os torcedores do Fluminense não irão gostar deste texto. Vou mostrar neste artigo que o time do Sergipe, campeão recentemente do Campeonato Sergipano e o líder do grupo A4 do Campeonato Brasileiro da série D usa a mesma tática da LDU, campeã da Copa Libertadores e Sul-americano.

Uma característica marcante da LDU comandada em 2008 por Edgardo Bauza e em 2009 por Jorge Fossati era atacar os 15 minutos iniciais e os 15 minutos finais de cada tempo. Não é atoa que 90% dos gols da equipe equatoriana saíram neste espaço de tempo nestas competições.

A mesma estatística acontece com o Sergipe, comandado por Givanildo Sales em 2013. Dos gols marcados no Estadual e no Campeonato Brasileiro, mais de 80% aconteceram entre os 15 minutos iniciais e finais. Entre estes períodos, o time tenta manter a posse de bola em seu campo.

Edgardo Bauzo
Edgardo Bauzo deu ao LDU um título inédito
É uma estratégia interessante! Pois é nesta faixa de tempo que os times estão mais 'relaxados' e um gol logo de início obriga o rival abrir a defesa. Um tento na parte final elimina as possibilidades de reação do adversário. A última vítima do Sergipe foi o Juazeirense, que levou o primeiro gol aos 11 minutos do 1º tempo, se abriu tanto, que levou mais cinco depois.

Givanildo Sales pede a mesma coisa que Edgardo Bauzo e Jorge Fossati pediam aos seus atletas. Foi assim, que o grupo colorado acabou com um jejum de títulos que durava nove anos. Quem sabe não entram para história ao subir o Sergipe para terceira divisão no Campeonato Brasileiro.

Apesar das semelhanças e disputar torneios inferiores, o Sergipe mostra que tem mais recursos. Enquanto a equipe equatoriana abusa das jogadas pela direita, com Urrutia (2008) e Guerrón (2009). A equipe sergipana também joga pelas pontas, mas usa as duas, sempre com cruzamentos em direção a Leandro Kível e Lucão.

Você pode ler também
  1. Lições do Cartola para montar times de futebol
  2. A função do jornalismo esportivo
  3. Muitos caciques para poucos índios no Club Sportivo Sergipe

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!